O batuque – de Joed Venturine de Souza

Poema de: Joed Venturini de Souza (Pastor e Missionário)

A noite já virou madrugada.
No silêncio desta hora mansa
Posso ouvir a batucada
Cujo ritmo meus ouvidos alcançam.

É um batuque que parece não cessar,
Noite e dia ele se faz sempre ouvir.
Leva minha alma a meditar,
Tira de meus lábios o sorrir.

Quantas vezes esquecemos a oração.
Nem lembramos que estamos em guerra.
Perdemos o ritmo da intercessão.
Mas a batucada na noite não encerra.

Quão poucas vezes falamos do Senhor.
Tão esporádico é nosso testemunhar.
Como é raro sofrermos do outro a dor
Mas o batuque pagão parece não terminar.

A nossa oferta é, quando muito, anual.
É mais sacrifício que alegre fluir:
Não ajudamos outros na senda celestial
Mas a dança do inferno não quer diminuir.

Enquanto Missões é um culto especial,
Algo apenas para às vezes lembrar,
Muitos correm risco de perdição eternal.
E o tambor do feiticeiro continua sem findar.

Se o ritmo do maligno é tão pertinaz,
Não sejamos nós menos perseverantes.
Pode o inimigo ser audaz
Sejamos então muito mais constantes.

E se o batuque da madrugada africana
Teima em não suster seu som,
Respondamos com triunfal hosana,
Levando de Cristo o precioso dom.

Uma resposta

  1. joselia mota pereira garca

    Durante minha adolescência, minha maior ocupação, depois dos estudos, era decorar poesias de Mario Barreto França. eu gostava de visitar a Biblioteca do Seminário Batista do Norte do Brasil – (Recife/PE) Lá eu podia folear e escolher a poesia que iria decorar, para declamar no domingo. Foi muito bom vir aqui, encontrar esta poesia, que era uma de minhas preferidas. Linda, comovente, impactante. Obrigada por disponibilizar tão rico material para nós.

    27 de junho de 2012 às 2:55

Deixe um comentário

